sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Falhas no sistema elétrico estariam por trás do apagão no Nordeste


Falhas no gerenciamento do sistema elétrico brasileiro estariam por trás do apagão que atingiu o Nordeste. Em Pernambuco, a falta de energia assustou os moradores e provocou uma morte no presídio Aníbal Bruno.

Um apagão atingiu oito Estados do Nordeste, da Bahia ao Ceará, além de parte do Piauí. Cerca de 40 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade por até 5h.

No centro do Recife, a polícia teve trabalho para prender suspeitos de furtos, que se aproveitavam da escuridão. No presídio Aníbal Bruno, dois detentos aproveitaram a falta de energia para se envolver em uma briga. Um morreu e o outro ficou ferido.

Os consumidores que perderam aparelhos eletrônicos com o apagão devem procurar a distribuidora de energia em até 90 dias para pedir o ressarcimento.

Hoje pela manhã, a diretoria da Chesf, a companhia hidroelétrica do São Francisco, onde teve origem o problema, reconheceu que nunca havia acontecido um apagão desta proporção na região Nordeste. A causa ainda está sendo apurada.

Segundo o professor da USP e ex-diretor da Petrobrás, Ildo Sauer, falhas como o apagão desta madrugada acontecem por falhas de gerenciamento no sistema elétrico do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário